PROVÍNCIA IMACULADA
CONCEIÇÃO - BRASIL
ESCOLA DE JUSTIÇA E PAZ
OBJETIVO:
Contribuir com a formação dos Agentes de Pastoral
(leigos/leigas, religiosos/as), por meio de interpretações dos fenômenos de
violação de direitos e dos ciclos geradores de violência, bem como com
interpretações de iniciativas da sociedade civil e do estado, no Brasil e no
mundo, para a construção de uma cultura de paz, à luz de uma hermenêutica
teológica que alimente uma fé libertadora e engajada. A Escola de Justiça e Paz
quer ser um espaço para formar/reafirmar uma prática que defenda a cultura da
paz e ao mesmo tempo comprometer os Missionários Saletinos no seu carisma da
reconciliação na defesa da justiça e da
paz.
JUSTIFICATIVA:
Identificar e perceber as situações de violência: social, econômica,
política, cultural e religiosa; indicar algumas situações exemplares de
violência: mundo do trabalho, questão fundiária, questão do hidronegócio,
questão de gênero; ao mesmo tempo indicar algumas iniciativas de superação de
violência: economia solidária, grito dos excluídos, iniciativas da sociedade
civil de apresentação de relatórios paralelos de direitos humanos, mães da
Praça de Maio, mães de Acari, movimento cumpra-se; indicar elementos de uma
reflexão teológica sobre a cultura da paz, superação e mediação de conflitos, o
papel da reconciliação. Preparar agentes multiplicadores – recuperação do
método de análise a partir das situações da vida cotidiana.
VER - Conteúdos pedagógicos:
1. Violência
no mundo - aspecto econômico, Social e Político
2.
Visão panorâmica das situações de conflito no mundo, leitura das raízes da
violência.
3. Violência
e resposta em situações de emergência (desastres ambientais, tragédias e
conflitos) – Rio+20 – Discussão sobre efeitos socioambientais das mudanças
climáticas, justiça ambiental, racismo ambiental.
4. Violência
urbana e juventude – Apresentação dos dados dos mapas da violência, incidência
da violência letal sobre jovens de 15-29 anos, em especial negros, pobres.
5. Violência
no mundo do trabalho – Descrição das mudanças na indústria, efetivação da
alteração do modo de produção capitalista, desemprego mundial juvenil.
6. Violência
fundiária – Descrição dos ciclos de violência agrária no Brasil. Crise do
latifúndio anos 1950-1990; ciclo de violência do agronegócio; monopolização do
etanol.
7. Violência
do hidronegócio – Identificação dos processos de conflito de terra com base na
propriedade da água, a questão do aqüífero Guarani, água e energia, água e
abastecimento humano.
8. Violência
doméstica – Indicação dos problemas geradores de violência doméstica,
tratamento social do conflito doméstico e privacidade, polêmica: leia da
palmada vis a vis “eduque, não bata”,
9. Violência
no ambiente escolar – Indicação das violências do ambiente escolar, questão do
acesso e da qualidade do ensino, questão do entorno da escola, questão da
violência entre alunos, questão da violência da administração escolar com os
alunos; questão da violência entre alunos e professores.
10. Violência
de gênero – Indicação da história cultural do sexismo no Brasil, violência com
base em sexo (homofobia, violência contra a mulher), segurança e proteção das
vítimas, lei Maria da Penha.
11. Violência
da intolerância religiosa – Apresentação dos dados de intolerância religiosa,
pluralismo religioso e religionismo no mundo, pluralismo religioso e religionismo
no Brasil, comitê da diversidade na secretaria especial de direitos humanos.
12. Violência
e internet (cyberviolência) – Apresentação da problemática: duas ênfases,
privacidade e usos violentos.
JULGAR - Hermenêuticas
01. Cultura
da Paz – Apresentação de ações pedagógicas de construção de atitudes de
mediação de conflitos e promoção da justiça e da paz.
02. Direitos
Humanos e construção da justiça e da paz – Indicação dos instrumentos de
direitos humanos (internacionais e nacionais), ênfase no PIDESC (direitos
econômicos, sociais, culturais, econômicos e ambientais), indicação das ações
nacionais governamentais e não governamentais de promoção dos direitos humanos.
03. Fundamentos
bíblicos da luta em favor da Justiça e da Paz – Apresentação de elementos da
teologia bíblica do primeiro e do segundo testamentos que fundamental a luta
pela justiça e pela paz.
04. Justiça
restaurativa – experiência em cárceres priosionais.
05. Cristologia,
reconciliação e justiça – Indicação de elementos da cristologia que fundamentam
ações de reconciliação e promoção da justiça;
06. Teologia
das Religiões justiça, paz e integridade da criação – Indicação da teologia
ecumênica das religiões, temas da próxima assembleia do CMI e relações com a
Rio+20.
07. Instrumentos
nacionais de validação de direitos de gênero – Indicação dos instrumentos
jurídicos que favorecem os direitos de gênero;
08. Instrumentos
nacionais de superação da violência contra a criança e o adolescente –
Indicação dos instrumentos jurídicos que favorecem os direitos de crianças e
adolescentes.
09. Sociologia
da juventude e cultura da paz – Apresentação dos elementos sociológicos de
caracterização da juventude do século XXI, problematizações de suas correlações
de força.
10. Elementos
de economia solidária – Apresentação dos fundamentos da economia solidária,
indicação de funcionamentos, propósitos e resultados.
11. Sociedade
civil e luta pela paz (Grito dos Excluídos, movimentos sociais – cumpra-se;
etc) – Elementos de sociologia dos movimentos sociais.
12. Pesquisa
entre os participantes: iniciativas de construção de novas relações e soluções
de violências cotidianas. a contribuição da igreja (vr e pastorais...)
AGIR - Prognósticos
01. Movimento
Nacional de Direitos Humanos – articulações e lutas – Indicação das redes
nacionais de promoção de direitos humanos, suas articulações, principais lutas
e conquistas.
02. Forum
Social Mundial – Indicação dos processos do FSM, seus trunfos e dificuldades
com vistas a um novo mundo possível;
03. Grito
dos Excluídos – Indicação do processo histórico de construção do Grito dos
Excluídos nacional e latinoamericano, efeitos, visibilidade e resultados.
04. Movimento
Ecumênico e a Rio +20 - Narrativas da
presença ecumênica na Rio +20.
05. Pastorais
Sociais e a Paz – Narrativas das principais ações das pastorais sociais.
Metodologia
01. Os
conteúdos pedagógicos serão trabalhados presencialmente. O curso terá uma
metodologia participativa e construtivista, aliada a elementos tradicionais.
02. Analisar
a possibilidade das sessões do curso serem gravadas por meio digital para
posterior postagem em meio eletrônico, como mecanismo de divulgação do curso e
de ampliação do alcance de seu conteúdo, ou outro método de devolver os temas.
03. Durante
o curso se estimulará aos cursistas que digitem nas redes sociais as impressões
do dia e fotos do curso.
04. Haverá
sessões de visitas (imersão experiencial) para aprofundar os temas debatidos.
Essas visitas serão seguidas de partilhas de impressões e aprendizagens.
05. Haverá
uma sessão em painel eletivo para o tema dos instrumentos jurídicos. Essas
discussões serão partilhadas por meio de um seminário de socialização da
experiência.
06. Os
participantes do curso deverão elaborar TCCs que poderão ser escritos ou
videografados. Será estimulada a produção de vídeos de curta metragem para a
difusão dos temas do curso.
07. Tanto
os TCCs quanto os vídeos deverão ser submetidos por meio eletrônico para uma
equipe de avaliadores.
08. Serviço
pastoral a famílias no bairro. Adoção de uma família por participante (visita e
ajuda fraterna).
09. Apresentação,
por seus produtores, de 2 ou 3 trabalhos na Assembleia dos Saletinos.
ORIENTAÇÕES
GERAIS
01.
O facilitador/assessor deve trabalhar cada tema sempre num enfoque nacional ( e
dentro da possibilidade ampliar para o contexto latino-americano ou mundial)
02. A
iniciativa é dos Missionários Saletinos com o apoio dos Irmãos de Taizé,
KOINONIA e CRB Regional (outros que
queiram assumir a parceria)
03. Os
participantes entrarão na dinâmica da casa: os três momentos de oração, os
horários, a limpeza da louça, a distribuição das equipes
04. O
projeto não é de um curso com caráter “civil”, mas de cristãos/ãs que desejam
refletir esta temática
05. Fazer
o orçamento do valor que deverá ser repassado ao facilitador/assessor, além das
passagens. Fazer uma distribuição na grade que assegure qualidade na reflexão a
um custo razoável.
06. Por
questão econômica e pelo deslocamento, a princípio não pensar em visitas muito
distantes. Fazer o levantamento do que a cidade dispõe.
07. Como
se trata do primeiro grupo, temos que partir de uma grade e de uma proposta nem
que posteriormente seja modificada
08. Iniciar
com um grupo entre 30/50 pessoas, numa etapa de 15 dias, dando por concluído o
curso e no ano seguinte um novo grupo. Avaliar com o primeiro grupo como deve
ser a continuidade da Escola.
O encontro das duas mãos, reforça o que diz o
Salmista: “justiça e paz se abraçarão” (Sl 85). No centro três elementos se
entrelaçam: a cruz – símbolo da vitória da morte sobre a vida, a pomba da paz e
as duas letras JP (justiça e paz).
ASSITA ESSES VÍDEOS
SOBRE A MISSÃO DA
IGREJA CATÓLICA NO HAITI
IGREJA CATÓLICA NO HAITI
HAITI PARTE 01
HAITI PARTE 02
HAITI PARTE 03
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