Seja bem-vindo. Hoje é

QUEM APOIAMOS


CIMI - O Brasil tem uma população indígena pequena em termos percentuais, porém a riqueza cultural é grande: em nosso país são cerca de 220 povos indígenas, com aproximadamente 180 línguas originais ainda faladas.
O CIMI, criado em 1972, é um organismo vinculado à CNBB que, em sua atuação missionária, conferiu um novo sentido ao trabalho da igreja católica junto aos povos indígenas. O CIMI procura na sua prática intensificar a presença e apoio junto às comunidades, povos e organizações indígenas e intervir na sociedade brasileira como aliados dos povos indígenas, fortalecendo o processo de autonomia desses povos na construção de um projeto alternativos, pluriétnico, popular e democrático.







CPT - A Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu em junho de 1975, durante o Encontro de Pastoral da Amazônia, convocado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e realizado em Goiânia (GO). Inicialmente a CPT desenvolveu junto aos trabalhadores e trabalhadoras da terra um serviço pastoral. A CPT também atua junto aos trabalhadores assalariados e os bóias-frias, que conseguiram, por algum tempo, ganhar a cena, mas que enfrentam dificuldade de organização e articulação. Além destes, há ainda os "peões", submetidos, muitas vezes, a condições análogas às da escravidão.










CEBI - É um Centro Ecumênico focado na Leitura Popular da Bíblia.  Organização que reconhece e pratica um método de ler e interpretar a Bíblia, a partir da realidade e em defesa da vida. Tal método ficou também conhecido como "Leitura Popular da Bíblia". Fundado em 20 de julho de 1979, o Centro de Estudos Bíblicos - CEBI, se constitui uma associação ecumênica sem fins lucrativos, formada por mulheres e homens de diversas denominações cristãs, reunidos pelo propósito de captar e fortalecer esse jeito de ler a Bíblia para que, junto com Jesus, possamos orar: "Pai, eu te agradeço porque escondeste essas coisas dos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. Sim, Pai, assim foi do teu agrado!" (Mt 11,25).









PASTORAIS SOCIAIS - As Pastorais sociais integram, junto com outros Organismos e setores, a exigência do Serviço na ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Assim, entende-se que o Objetivo Geral dessa dimensão é “contribuir, à luz da Palavra de Deus e das Diretrizes Gerais da CNBB, para a transformação dos corações e das estruturas da sociedade em que vivemos, em vista da construção de uma nova sociedade, o Reino de Deus”.












PASTORAL DA CRIANÇA – Criada em 1983, é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Pastoral da Criança é uma instituição de base comunitária que tem seu trabalho baseado na solidariedade e na partilha do saber. Reconhecida como uma das mais importantes organizações em todo o mundo a trabalhar em ações de combate à mortalidade infantil e melhoria da qualidade de vida das crianças e suas famílias. 











JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - Começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las. A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e a mostrar o rosto de Cristo em cada jovem.












 CEBs - Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). As CEBs não são “pastorais” e muito menos “movimentos”, mas nelas se vive a experiência do cristianismo de libertação: faz as pessoas participarem, descentralizando a tomada de decisões, e cria um novo estilo de sacerdotes. Elas são fundamentalmente, “estrutura da Igreja”, uma forma de organizar a Igreja, o eixo de toda pastoral da Igreja, um jeito normal da Igreja ser. As CEBs ajudam a Igreja a estar mais comprometida com a vida e o sofrimento dos pobres, como fez Jesus, através do protagonismo dos leigos que é expressão viva de uma Igreja que se renova animada pelo mesmo Espírito Santo, tornando-os discípulos e missionários.









MOVIMENTO ECUMÊNICOFE BRASIL – Fórum Ecumênico Brasil – nasceu como CER-Brasil – Compartir Ecumênico de Recursos – em abril de 1994, a partir da iniciativa do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), através da sua Unidade IV. Propondo-se a ser um fórum de articulação ecumênica, relacionado ao CMI e em parceria com o Conic – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs -, O CER-Brasil passou a representar “um espaço de diálogo que possibilitou ver e rever conceitos em relação ao compartir de recursos na sua globalidade, incluindo experiências, dificuldades e sinais de esperança” (1). Entre os objetivos do CER-Brasil estavam o de promover e facilitar o diálogo entre igrejas e organismos ecumênicos no Brasil, proporcionando ampla participação e complementaridade.








CRB - Criada em 11 de Fevereiro de 1954, a CRB é uma instituição a serviço da Vida Religiosa Consagrada (VRC) no Brasi lpara ser:
• Elo de unidade entre os Institutos – femininos e masculinos
• Veículo de compreensão e ajuda mutual
• Articuladora de atividades num plano comum
• Valorizadora dos carismas próprios a serviço da Igreja.












JUVENTUDES (CRB) - Vida Religiosa e Juventudes- Projeto da CRB Nacional que busca a integração das prioridades que dizem respeito à temática “Juventudes”, proporcionando intercâmbio de experiências e formando alianças que fortaleçam a Vida Religiosa no processo de aproximação e trabalho com as diversas Juventudes: na Vida Religiosa, no meio eclesial e fora do ambiente eclesial.














PASTORAL DA JUVENTUDE - Reúne jovens das diversas realidades regionais do país, na maioria empobrecidos e, a exemplo de Jesus Cristo, fazemos opção pelos pobres e jovens. Encontram-se em grupos para partilhar e celebrar a vida, as lutas, sofrimentos e cultivar a amizade a partir de uma formação integral e mística própria. Organizada no Brasil, com linha definida e metodologia própria, aberta ao novo e acolhimento dos anseios da juventude, garantindo o seu protagonismo, evangelizando de forma inculturada na realidade em que vivemos.

GRITO DOS EXCLUÍDOS - Realizado desde 1995, o Grito dos Excluídos teve origem no então Setor Pastoral Social da CNBB. Durante estes 17 anos de realização do Grito mostra sua força e modelo eficiente para propor discussões em torno dos problemas sociais do país. O Grito dos Excluídos acontece no dia 07 de setembro, por ocasião dos festejos do Dia da Pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE A SUA MENSAGEM