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JUSTICE AND PEACE - LA JUSTICE ET LA PAIX - GIUSTIZIA E PACE - JUSTICIA Y PAZ - GERECHTIGKEIT UND FRIEDEN - IUSTITIA ET PAX - Sprawiedliwość i Pokój



MISSIONÁRIOS DE NOSSA SENHORA DA SALETTE
PROVÍNCIA IMACULADA CONCEIÇÃO - BRASIL





ESCOLA DE JUSTIÇA E PAZ

OBJETIVO: 
Contribuir com a formação dos Agentes de Pastoral (leigos/leigas, religiosos/as), por meio de interpretações dos fenômenos de violação de direitos e dos ciclos geradores de violência, bem como com interpretações de iniciativas da sociedade civil e do estado, no Brasil e no mundo, para a construção de uma cultura de paz, à luz de uma hermenêutica teológica que alimente uma fé libertadora e engajada. A Escola de Justiça e Paz quer ser um espaço para formar/reafirmar uma prática que defenda a cultura da paz e ao mesmo tempo comprometer os Missionários Saletinos no seu carisma da reconciliação  na defesa da justiça e da paz.

JUSTIFICATIVA: 
Identificar e perceber  as situações de violência: social, econômica, política, cultural e religiosa; indicar algumas situações exemplares de violência: mundo do trabalho, questão fundiária, questão do hidronegócio, questão de gênero; ao mesmo tempo indicar algumas iniciativas de superação de violência: economia solidária, grito dos excluídos, iniciativas da sociedade civil de apresentação de relatórios paralelos de direitos humanos, mães da Praça de Maio, mães de Acari, movimento cumpra-se; indicar elementos de uma reflexão teológica sobre a cultura da paz, superação e mediação de conflitos, o papel da reconciliação. Preparar agentes multiplicadores – recuperação do método de análise a partir das situações da vida cotidiana.

VER - Conteúdos pedagógicos:

1.            Violência no mundo - aspecto econômico, Social e Político
2.            Visão panorâmica das situações de conflito no mundo, leitura das raízes da violência.
3.            Violência e resposta em situações de emergência (desastres ambientais, tragédias e conflitos) – Rio+20 – Discussão sobre efeitos socioambientais das mudanças climáticas, justiça ambiental, racismo ambiental.
4.            Violência urbana e juventude – Apresentação dos dados dos mapas da violência, incidência da violência letal sobre jovens de 15-29 anos, em especial negros, pobres.
5.            Violência no mundo do trabalho – Descrição das mudanças na indústria, efetivação da alteração do modo de produção capitalista, desemprego mundial juvenil.
6.            Violência fundiária – Descrição dos ciclos de violência agrária no Brasil. Crise do latifúndio anos 1950-1990; ciclo de violência do agronegócio; monopolização do etanol.
7.            Violência do hidronegócio – Identificação dos processos de conflito de terra com base na propriedade da água, a questão do aqüífero Guarani, água e energia, água e abastecimento humano.
8.            Violência doméstica – Indicação dos problemas geradores de violência doméstica, tratamento social do conflito doméstico e privacidade, polêmica: leia da palmada vis a vis “eduque, não bata”, 
9.            Violência no ambiente escolar – Indicação das violências do ambiente escolar, questão do acesso e da qualidade do ensino, questão do entorno da escola, questão da violência entre alunos, questão da violência da administração escolar com os alunos; questão da violência entre alunos e professores.
10.          Violência de gênero – Indicação da história cultural do sexismo no Brasil, violência com base em sexo (homofobia, violência contra a mulher), segurança e proteção das vítimas, lei Maria da Penha.
11.          Violência da intolerância religiosa – Apresentação dos dados de intolerância religiosa, pluralismo religioso e religionismo no mundo, pluralismo religioso e religionismo no Brasil, comitê da diversidade na secretaria especial de direitos humanos.
12.          Violência e internet (cyberviolência) – Apresentação da problemática: duas ênfases, privacidade e usos violentos.


JULGAR - Hermenêuticas
01.          Cultura da Paz – Apresentação de ações pedagógicas de construção de atitudes de mediação de conflitos e promoção da justiça e da paz.
02.          Direitos Humanos e construção da justiça e da paz – Indicação dos instrumentos de direitos humanos (internacionais e nacionais), ênfase no PIDESC (direitos econômicos, sociais, culturais, econômicos e ambientais), indicação das ações nacionais governamentais e não governamentais de promoção dos direitos humanos.
03.          Fundamentos bíblicos da luta em favor da Justiça e da Paz – Apresentação de elementos da teologia bíblica do primeiro e do segundo testamentos que fundamental a luta pela justiça e pela paz.
04.          Justiça restaurativa – experiência em cárceres priosionais.
05.          Cristologia, reconciliação e justiça – Indicação de elementos da cristologia que fundamentam ações de reconciliação e promoção da justiça;
06.          Teologia das Religiões justiça, paz e integridade da criação – Indicação da teologia ecumênica das religiões, temas da próxima assembleia do CMI e relações com a Rio+20.
07.          Instrumentos nacionais de validação de direitos de gênero – Indicação dos instrumentos jurídicos que favorecem os direitos de gênero;
08.          Instrumentos nacionais de superação da violência contra a criança e o adolescente – Indicação dos instrumentos jurídicos que favorecem os direitos de crianças e adolescentes.
09.          Sociologia da juventude e cultura da paz – Apresentação dos elementos sociológicos de caracterização da juventude do século XXI, problematizações de suas correlações de força.
10.          Elementos de economia solidária – Apresentação dos fundamentos da economia solidária, indicação de funcionamentos, propósitos e resultados.
11.          Sociedade civil e luta pela paz (Grito dos Excluídos, movimentos sociais – cumpra-se; etc) – Elementos de sociologia dos movimentos sociais.
12.          Pesquisa entre os participantes: iniciativas de construção de novas relações e soluções de violências cotidianas. a contribuição da igreja (vr e pastorais...)


AGIR - Prognósticos
01.          Movimento Nacional de Direitos Humanos – articulações e lutas – Indicação das redes nacionais de promoção de direitos humanos, suas articulações, principais lutas e conquistas.
02.          Forum Social Mundial – Indicação dos processos do FSM, seus trunfos e dificuldades com vistas a um novo mundo possível;
03.          Grito dos Excluídos – Indicação do processo histórico de construção do Grito dos Excluídos nacional e latinoamericano, efeitos, visibilidade e resultados.
04.          Movimento Ecumênico e a Rio +20  - Narrativas da presença ecumênica na Rio +20.
05.          Pastorais Sociais e a Paz – Narrativas das principais ações das pastorais sociais.


Metodologia
01.          Os conteúdos pedagógicos serão trabalhados presencialmente. O curso terá uma metodologia participativa e construtivista, aliada a elementos tradicionais.
02.          Analisar a possibilidade das sessões do curso serem gravadas por meio digital para posterior postagem em meio eletrônico, como mecanismo de divulgação do curso e de ampliação do alcance de seu conteúdo, ou outro método de devolver os temas.
03.          Durante o curso se estimulará aos cursistas que digitem nas redes sociais as impressões do dia e fotos do curso.
04.          Haverá sessões de visitas (imersão experiencial) para aprofundar os temas debatidos. Essas visitas serão seguidas de partilhas de impressões e aprendizagens.
05.          Haverá uma sessão em painel eletivo para o tema dos instrumentos jurídicos. Essas discussões serão partilhadas por meio de um seminário de socialização da experiência.
06.          Os participantes do curso deverão elaborar TCCs que poderão ser escritos ou videografados. Será estimulada a produção de vídeos de curta metragem para a difusão dos temas do curso.
07.          Tanto os TCCs quanto os vídeos deverão ser submetidos por meio eletrônico para uma equipe de avaliadores.
08.          Serviço pastoral a famílias no bairro. Adoção de uma família por participante (visita e ajuda fraterna).
09.          Apresentação, por seus produtores, de 2 ou 3 trabalhos na Assembleia dos Saletinos.


ORIENTAÇÕES GERAIS
01.          O facilitador/assessor deve trabalhar cada tema sempre num enfoque nacional ( e dentro da possibilidade ampliar para o contexto latino-americano ou mundial)
02.          A iniciativa é dos Missionários Saletinos com o apoio dos Irmãos de Taizé, KOINONIA e CRB Regional  (outros que queiram assumir a parceria)
03.          Os participantes entrarão na dinâmica da casa: os três momentos de oração, os horários, a limpeza da louça, a distribuição das equipes
04.          O projeto não é de um curso com caráter “civil”, mas de cristãos/ãs que desejam refletir esta temática
05.          Fazer o orçamento do valor que deverá ser repassado ao facilitador/assessor, além das passagens. Fazer uma distribuição na grade que assegure qualidade na reflexão a um custo razoável.
06.          Por questão econômica e pelo deslocamento, a princípio não pensar em visitas muito distantes. Fazer o levantamento do que a cidade dispõe.
07.          Como se trata do primeiro grupo, temos que partir de uma grade e de uma proposta nem que posteriormente seja modificada
08.          Iniciar com um grupo entre 30/50 pessoas, numa etapa de 15 dias, dando por concluído o curso e no ano seguinte um novo grupo. Avaliar com o primeiro grupo como deve ser a continuidade da Escola.

LOGOTIPO
O encontro das duas mãos, reforça o que diz o Salmista: “justiça e paz se abraçarão” (Sl 85). No centro três elementos se entrelaçam: a cruz – símbolo da vitória da morte sobre a vida, a pomba da paz e as duas letras JP (justiça e paz).









ASSITA ESSES VÍDEOS
SOBRE A MISSÃO DA
IGREJA CATÓLICA NO HAITI



HAITI PARTE  01



HAITI PARTE  02


HAITI PARTE  03


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